Actividade de Motivação para a Leitura - aula de 02.10.2009

sábado, 26 de setembro de 2009
Vão começar por, em grupos de dois, observar a imagem e elaborar um pequeno texto a descrevê-la, recorrendo às orientações aqui fornecidas para a redacção de um texto descritivo. Devem colocar o vosso texto numa janela de comentário e enviá-lo simultaneamente para o mail. Gigas de criatividade!

16 comentários:

Daniel Mineiro disse...

Eu vejo que avia um sujeito que era muito grande em comparação aos outros habitantes de aldeia que ta retratada na figura, e que á partida os habitantes não gostarão dele e esta imagem é um exemplo de que a união faz a força, e que os habitantes se unirão todos contra ele e conseguirão prende-lo ao chão. _:)

Unknown disse...

Olá Daniel! Obrigada pela primeira participação no vosso blog. Gostei da ideia de que "a união faz a força, em relação à investida dos habitantes sobre o "gigante". Mas... nem tudo está bem, especialmente a nível ortográfico:
- não confundas o verbo "aviar" com "haver"- é este último que queres usar
- não existe o verbo "tar", mas sim "estar" (ai, ai, os SMS!)
- a acentuação de "a+a" é "à"
- tu não queres usar o futuro, por isso a terminação não pode ser "gostarão", mas sim "gostaram", repetindo-se nas formas seguintes
- não abuses do "e"; vale mais fazer mais pausas de ponto final.
Pronto! Já dei a minha lição do dia! Agora a sério, espero que tenhas percebido: a intenção é ler e escrever melhor.:D

Unknown disse...

A imagem transmite uma situação de desespero, cansaço, tristeza da parte do Gigante por estar amarrado com cordas e com setas apontadas a ele, e uma alegria por parte dos anões por o terem em posse deles. Além disso a imagem mostra também que todos estão a tentar mantê-lo preso, consegue-se ver também que há várias pessoas com roupas iguais, o que significa que são tropas de vários sítios. Demonstra haver uma barreira a volta do Gigante para o caso de ele tentar fugir e o atacarem.
Rafael Tomás Daniela

Unknown disse...

Nesta imagem demostra que está um homem de estatura grande que está deitado no chão. Estão pessoas de estratura pequena em cima e ao lado com uns fios e com umas cordas para o amarrarem.

Unknown disse...

Olá Rafael e Daniela,
O vosso comentário é, em parte, objectivo, pois descreve alguns pormenores da imagem que revelam alguma concentração da vossa parte, e também subjectivo, pois tentam interpretar os detalhes e as expressões, e isso é muito positivo. Só uma questão em relação à última frase: está um pouco confusa devido ao uso do verbo "demonstra" que não está aqui bem colocado (podia ser substituído por "parece"), à falta do acento em "à" e a conjunção "e" na parte final (deveria ser reformulada, por exemplo, para "Parece haver uma barreira humana à volta do Gigante pronta para o atacar em caso de fuga").
Continuem a trabalhar bem!

Unknown disse...

Olá Tiago
A tua descrição é tão pequena quanto o tamanho dos homenzinhos! De facto, devia ser muito mais trabalhada... Para além disso, há um erro em "demonstra" (que está aqui mal empregue também, devendo ser substituída por "nesta imagem está representado...") e em "estatura" - cuidado com a pressa!
Maior esforço para a próxima!

Unknown disse...

Nesta imagem parece-me uma situação de aflição para os anões, que pensam que foram invadidos, por um gigante na sua aldeia. Depressa o envenenam, e assim ele caiu. Mal ele caiu, os anões muito apresados e atarefados pegaram em cordas e ataram-no! É isto que vejo nesta imagem é o que esta imagem me diz!

catarina disse...

Eu nesta imagem observo um homem gigante e dezenas de homens pequenos"anões" a amarrarem o homem gigante.
Nela observo também que ele está num monte á beira de um rio e que é numa aldeia, e o gigante queria ir invadir a aldeias.

Unknown disse...

Olá Daniel
"Viajaste" pela imagem, o que significa que procuraste arranjar justificação para o que é realmente visível... Bom, não é bem isso que se deve fazer num texto descritivo, de acordo com a informação que vos foi fornecida, mas a tua visão das coisas não deixa de ser curiosa, principalmente a parte do envenenamento!
Em relação ao texto, deverias acrescentar "existir" a seguir a "parece-me", retirar a virgula antes de "por..." e manter o mesmo tempo verbal (presente ou pretérito perfeito, conforme a intenção).
Mais desenvolvido para a próxima!

Unknown disse...

Oi Catarina
À primeira vista, a tua descrição está "anã"! Não precisava de ser gigante, mas pelo menos ter estatura média! A palavra "anões" deveria aparecer entre vírgulas, o "à" devidamente acentuado, e a última oração do 2º parágrafo há falta de concordância (e uma informação que não podes provar através da imagem...).
Maior empenho para a próxima!

Unknown disse...

Nesta imagem eu vejo Galileu a ser amarrado certamente porque poderia estar a invadir a terra do povo, pois o povo iria pensar que ele iria dar cabo das suas terras e acabar com a sua alimentação. Ele não estava ali para fazer mal ao povo apenas tinha chegado ali sem saber de onde teria vindo e o povo pensou logo avisar o Seu Nobre!
Então o nobre mandou logo chamar as suas tropas para amarrar galileu.
Vanessa Santos Nº12

Unknown disse...

Nesta imagem eu vejo Galileu a ser amarrado certamente porque poderia estar a invadir a terra do povo, pois o povo iria pensar que ele iria dar cabo das suas terras e acabar com a sua alimentação. Ele não estava ali para fazer mal ao povo apenas tinha chegado ali sem saber de onde teria vindo e o povo pensou logo avisar o Seu Nobre!
Então o nobre mandou logo chamar as suas tropas para amarrar galileu.

Unknown disse...

Esta imagem mostra sofrimento do gigante por os anões andarem a puxarem-no com cordéis, ele tenta se defender mas não consegue. Enfim, ele está em cima de folhas e parece que a estação que está é o Outono.
O gigante está agarrado muito bem e mesmo que tente fazer força não consegue sair de onde os anões o puseram.

Unknown disse...

Nesta imagem parece-me os anões a atacar um gigante, os anões começaram a atacar o gigante porque ele e diferente que o povo todo. Os anões pesavam que o gigante era uma ameaça para o povo por isso, começou a atacar o gigante. O gigante não se mexeu para não aleijar os pequenos. Depois os anões ataram o gigante deitaram o gigante no chão, depois ataram o gigante com cordas e começaram a subir para cima do gigante. Eram muitos, tropas.

Unknown disse...

Nesta imagem visualizo, um ser diferente dos restantes, os humanos pequenos parecem revoltados com o “gigante”, vejo um enorme desprezo dele para com as criaturas inferiores, devido á diferença de tamanho e quase de “mundo”…
Não conhecendo a história, ainda, seria capaz de afirmar que o gigante era descriminado por ser diferente de todos os restantes, isto é uma situação que acontece em quase todo o mundo, sempre que há alguém ou alguma coisa “diferente” há uma reacção de negação , pelo menos no inicio.

Unknown disse...

Eu nesta imagem vejo o “famoso” Gulliver, o gigante a ser amarrado pelas pessoas, ele parece estar a sofrer, porque ele por muito grande que seja não tem hipóteses contra tanta gente…

Enviar um comentário