TIPOS DE CÓMICO NO TEATRO VICENTINO
Gil Vicente recorre a várias formas de provocar o riso (ou, pelo menos, o sorriso) nos espectadores/ leitores. De forma esquemática, podemos dizer que há três tipos de cómico nos textos vicentinos: cómico de situação, cómico de linguagem e cómico de carácter/ personagem.
CÓMICO DE SITUAÇÃO- resulta do ridículo da circunstância, em palco, podendo encontrar-se, por exemplo, na reacção das personagens, face aos acontecimentos: suspresa, medo, desilusão, indignação, espanto, aflição, etc.
CÓMICO DE CARÁCTER/ PERSONAGEM- decorre do próprio aspecto da personagem (vestuário, gestos, pose, símbolos cénicos) e da personalidade que encarna (tiques, caprichos, marcas que a tornam ridícula).
CÓMICO DE LINGUAGEM- realiza-se através de trocadilhos, respostas desconcertantes, ironia ou troça, recurso ao calão, uso do latim, etc.
Esta divisão nem sempre é estanque - há tipos de cómico que coexistem e se confundem, em cena.
Com base nesta descrição, podemos analisar os tipos de cómico que se encontram na cena do FIDALGO com os respectivos exemplos.
CÓMICO DE CARÁCTER- o Fidalgo, apesar de morto, mantém a vaidade que teve em vida: aparece com um Pajem que lhe «leva um rabo mui comprido e uma cadeira de espaldas» (sendo, neste caso, também de SITUAÇÃO).
CÓMICO DE SITUAÇÃO- o Fidalgo confunde o Diabo com uma mulher: «Para lá vai a senhora?». O Diabo esclarece de imediato: «Senhor, a vosso serviço».
CÓMICO DE LINGUAGEM- o Diabo grita com o Companheiro, utilizando linguagem pouco polida (calão): «Abaixa-me aramá esse cu!»; o Fidalgo troça do destino apontado pelo Diabo (o Inferno): «Terra é bem sem-sabor»; O Diabo responde às preocupações do Fidalgo que deixou, diz, uma viúva chorosa na outra vida: «E ela, por não te ver/ despenhar-se-á dum cabeço».
O Fidalgo (Don Arnrique)
Adereços que o caracterizam:
- pajem: desprezo pelos mais pobres
- manto: vaidoso
- cadeira: julgava-se importante e poderoso
Argumentos de Defesa:
- Barca do Inferno é desagradável
- tem alguém na Terra a rezar por ele
- é “fidalgo de solar” e por isso deve entrar na barca do Céu
- é nobre e importante
Tipo:
- nobreza
Argumentos de acusação:
- ter levado uma vida de prazeres, sem se importar com ninguém
- ter sido tirano para com o povo
- ser muito vaidoso
- desprezava o povo
Referência ao pai de Don Anrique porque:
- é uma denuncia social, porque também o pai do Fidalgo já tinha entrado na Barca do Inferno, isto é, toda a classe nobre tinha os mesmos pecados
A movimentação dele em cena:
- 1º foi á barca do Diabo que lhe explica para onde vai a barca e falando sempre em tom de ironia
- depois foi à barca do Paraíso para tentar a sua sorte, mas o Anjo acusa-o de tirania e diz-lhe de q maneira nenhuma pode lá entrar
- o Fidalgo volta para a Barca do Inferno e o Diabo explica-lhe todos os seus pecados, fazendo com que ele fique muito triste e arrependido
Momentos psicológicos da personagem:
- ao princípio o Fidalgo está sereno e seguro que irá para o Paraíso
- dirige-se à barca do Anjo, arrogante, e fica irritado porque ele não lhe responde e mostra-se arrependido e desanimado por ter confiado no seu “Estado”
- no fim dirige-se ao Diabo, mais humilde, pendindo-lhe que o deixe regressar à Terra p ir ter com a amante
Crítica de Gil Vicente nesta cena:
- os nobres viviam como queriam (vida de luxúria)
- pensavam que bastava rezar e ir à missa para ir para o Céu
Características dadas às mulheres desse tempo:
- mentirosas
- infiéis
- falsas
- fingidas
- hipócritas
Caracterização do Fidalgo:
- nobre (fidalgo de solar)
- vaidoso
- presunçoso do seu estado social
- o seu longo manto e o criado que carrega a cadeira representam bem a sua vaidade e ostentação
- a forma como reage perante o Diabo e o Anjo revelam a sua arrogância ( de quem está habituado a mandar e a ter tudo)
- apresenta-se como alguém importante
- despreza a barca do Diabo chamando-lhe “cortiço”
- a sua conversa com o Diabo revela-nos q além da sua mulher tinha uma amante, mas q ambas o enganavam pois a mulher quando ele morreu chorava mas era de felicidade e a amante antes d ele morrer já estava c outro
- o Fidalgo é, pois, uma personagem tipo q representa a nobreza, os seus vícios, tirania, vaidade, arrogância e presunção
Desenlace:
- Inferno
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