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Para compreender melhor este género literário, devem conhecer bem as características do texto dramático. Para tal, visualizem este Powerpoint com a síntese das informações que já leram e ouviram noutros recursos e digam se as afirmações são verdadeiras, falsas ou incompletas (V/F/ I), numa caixa de comentário, corrigindo as respostas falsas e completando as incompletas.
1- Por norma, no texto dramático não existe um narrador que "conta a história", como no texto narrativo.
2- No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, mas nunca monólogos de personagens.
3- Os apartes devem ser ouvidos pelo público.
4- As didascálias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador.
5- A divisão em cenas equivale à mudança de cenários.
6- Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos.
7- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário.
8- Uma peça de teatro pode recriar uma situação que durou trinta anos, em apenas trinta minutos.
9- Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico ou didáctico.
SOLUÇÕES (comparem as respostas dadas com as correctas; em alguns casos aceitar-se-ia outras respostas, mas estas são as mais completas)
1- V
2- F, também pode haver momentos de monólogo de personagens.
3- I, os apartes devem ser ouvidos pelo público, pressupondo-se que o seu interlocutor não os ouve.
4- I, as didascálias constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador, mas também dos actores e outros profissionais do teatro.
5- F, a divisão de cenas corresponde à entrada e saída de personagens.
6- V
7- V
8- V
9- I, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico, didáctico ou lúdico.
9 comentários:
1-Verdadeiro
2-Falso,Porque a personagem e faz um monólogos.
3-Incompleto,pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocoutor.
4-Incompleto, são também para o leitor e actores.
5-Verdadeiro.
6-Verdadeiro.
7-Incompleto,constituído pelos cenáios onde se desenrola a acção e que equivalem ao esapaço físico que se pretende recriar em palco.
8-Vedadeiro
9-Incompleto, As intenções podem ser Moralizador, Lúdica, Critica, Didáctica.
1-V.
2-F.-A personagem e faz um monólogos.
3-Inc.-pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocoutor.
4-Inc.- são também para o leitor e actores.
5-V.
6-V.
7-Inc.-constituído pelos cenáios onde se desenrola a acção e que equivalem ao esapaço físico que se pretende recriar em palco.
8-V.
9-Inc. - As intenções podem ser Moralizador, Lúdica, Critica, Didáctica.
1.Incompleta. O texto dramático é um tipo de texto que é escrito para ser representado.
2.Falso. Também há monólogos de personagens.
3.Incompleta. Os apartes devem ser ouvidos pelo publico, pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocutor.
4.Verdadeira.
5.Falso. A divisão em cenas equivale à mudança de personagens em cena.
6.Incompleta. Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos e não alteram o seu comportamento ao longo da acção.
7.Falso. O espaço representado é constituído pelos cenários onde se desenrola a acção e equivalem ao espaço físico que se pretende recriar em palco.
8.Verdadeiro.
9.Incompleta. E Lúdica ou de evasão.
1-Por norma, no texto dramático não existe um narrador que "conta a história", como no texto narrativo.
R: Verdadeira
2-No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, mas nunca monólogos de personagens.
R: Falsa, porque uma personagem falando consigo
mesma, expõe perante o publico os seus
pensamentos ou sentimentos
3-Os apartes devem ser ouvidos pelo público.
R: Verdadeiro
4– As didascálias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador.
R: Incompleta, porque é também para os actores e para o leitores
5- A divisão em cenas equivale à mudança de cenários.
R: Falso, porque equivale a mudança de personagens•
6- Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos.
R: Verdadeiro
7- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário.
R: Incompleta, porque o espaço cénico é caracterizado nas didascálias, onde surgem indicações sobre pormenores do cenário, efeitos de luz e som
8- Uma peça de teatro pode recriar uma situação que durou trinta anos, em apenas trinta minutos.
R: Verdadeiro
9- Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico ou didáctico.
R:
Vanessa Santos
Nº12
1º CEF
1-Verdadeira
2-Falsa. Porque as vezes há monólogos de personagens.
3- Falso. Porque os apartes nunca são ouvidos pelo público.
4- Incompleta. As didascálias destinam-se também ao Leitor e aos Actores.
5- Falso. A divisão em cenas equivale á mudança de personagens.
6- Verdadeira.
7- Verdadeiro
8- Verdadeira
9- Incompleta. Também pode ter intenções de Evasão
Catarina e Daniela
1. Verdadeiro
2. Falso, a personagem pode falar para sí mesmo, e expor os seus sentimentos.
3. Verdadeiro
4. Verdadeiro
5. Falso, equivale á mudança de personagens em cena.
6. Verdadeiro
7. Incompleto, constituidos pelos cenários em que se desenrrola a acção, equivalem ao espaço fisico que pretende recriar em palco
8. Verdadeiro
9.Incompleta. As intenções do dramaturgo são :
Moralizadora, Lúdica, Evasão, Critica e didáctica.
1-Por norma, no texto dramático não existe um narrador que "conta a história", como no texto narrativo.
-Verdadeira.
2- No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, mas nunca monólogos de personagens.
-Falsa, porque um monologo é uma personagem falando consigo mesma.
3- Os apartes devem ser ouvidos pelo público.
-Verdadeira.
4- As didascálias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador.
-Falsa, DIDASCÁLIAS, OU INDICAÇÕES CÉNICAS) DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES.
5- A divisão em cenas equivale à mudança de cenários.
-Falsa, A divisão em cenas equivale á mudança de personagens em cenas.
6- Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos.
-Verdadeira.
7- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário.
-Falsa, CONSTITUÍDO PELOS CENÁRIOS
ONDE SE DESENROLA A ACÇÃO E QUE EQUIVALEM AO ESPAÇO
FÍSICO QUE SE PRETENDE RECRIAR EM PALCO.
8- Uma peça de teatro pode recriar uma situação que durou trinta anos, em apenas trinta minutos.
-Verdadeira.
9- Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de
carácter moralizador, crítico ou didáctico.
-Falsa, QUANDO ESCREVE UMA PEÇA DE TEATRO, O DRAMATURGO PODE TER UMA INTENÇÃO.
1- Verdadeira.
2- Falsa, porque um monologo é uma personagem, falando consigo.
3- Verdadeiro.
4- Falsa, (OU DIDASCÁLIAS, OU INDICAÇÕES CÉNICAS) DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES.
5- Falsa,equivale à mudança de personagens em cenas.
6- Verdadeira.
7- Falsa, – CONSTITUÍDO PELOS CENÁRIOS
ONDE SE DESENROLA A ACÇÃO E QUE EQUIVALEM AO ESPAÇO
FÍSICO QUE SE PRETENDE RECRIAR EM PALCO
8- Verdadeira.
9- Falsa, QUANDO ESCREVE UMA PEÇA DE TEATRO, O DRAMATURGO PODE TER UMA INTENÇÃO.
1. Verdadeiro.
2. Falso. Uma personagem falando consigo própria pode espor perante o público os seu pensamentos e sentimentos.
3. Verdadeiro.
4. Verdadeiro.
5. Falso. A divisão de cena é equivalente á mudança de personagens em cena.
6. Verdadeiro.
7. Falso. O espaço é caracterizado nas didascálias, onde surgem indicações sobre pormenores do cenário, efeitos de luz e som.
8. Verdadeiro.
9.Incompleta. As intenções do dramaturgo são: Moralizadora, Lúdica, Evasão, Crítica e Didáctica.
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