Leitura do Auto da Barca do Inferno - compreender o texto dramático

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Vamos começar hoje a ler a obra dramática de Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno.
Para compreender melhor este género literário, devem conhecer bem as características do texto dramático. Para tal, visualizem este Powerpoint com a síntese das informações que já leram e ouviram noutros recursos e digam se as afirmações são
verdadeiras, falsas ou incompletas (V/F/ I), numa caixa de comentário, corrigindo as respostas falsas e completando as incompletas.


1- Por norma, no texto dramático não existe um narrador que "conta a história", como no texto narrativo.

2- No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, mas nunca monólogos de personagens.

3- Os apartes devem ser ouvidos pelo público.

4- As didascálias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador.

5- A divisão em cenas equivale à mudança de cenários.

6- Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos.

7- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário.

8- Uma peça de teatro pode recriar uma situação que durou trinta anos, em apenas trinta minutos.

9- Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico ou didáctico.




SOLUÇÕES (comparem as respostas dadas com as correctas; em alguns casos aceitar-se-ia outras respostas, mas estas são as mais completas)

1- V
2- F, também pode haver momentos de monólogo de personagens.
3- I, os apartes devem ser ouvidos pelo público, pressupondo-se que o seu interlocutor não os ouve.

4- I, as didascálias constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador, mas também dos actores e outros profissionais do teatro.
5- F, a divisão de cenas corresponde à entrada e saída de personagens.
6- V
7- V
8- V
9- I, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico, did
áctico ou lúdico.

9 comentários:

Daniel Dias disse...

1-Verdadeiro

2-Falso,Porque a personagem e faz um monólogos.

3-Incompleto,pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocoutor.

4-Incompleto, são também para o leitor e actores.

5-Verdadeiro.

6-Verdadeiro.

7-Incompleto,constituído pelos cenáios onde se desenrola a acção e que equivalem ao esapaço físico que se pretende recriar em palco.

8-Vedadeiro

9-Incompleto, As intenções podem ser Moralizador, Lúdica, Critica, Didáctica.

Daniel Mineiro disse...

1-V.

2-F.-A personagem e faz um monólogos.

3-Inc.-pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocoutor.

4-Inc.- são também para o leitor e actores.

5-V.

6-V.

7-Inc.-constituído pelos cenáios onde se desenrola a acção e que equivalem ao esapaço físico que se pretende recriar em palco.

8-V.

9-Inc. - As intenções podem ser Moralizador, Lúdica, Critica, Didáctica.

Unknown disse...

1.Incompleta. O texto dramático é um tipo de texto que é escrito para ser representado.

2.Falso. Também há monólogos de personagens.

3.Incompleta. Os apartes devem ser ouvidos pelo publico, pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocutor.

4.Verdadeira.

5.Falso. A divisão em cenas equivale à mudança de personagens em cena.

6.Incompleta. Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos e não alteram o seu comportamento ao longo da acção.

7.Falso. O espaço representado é constituído pelos cenários onde se desenrola a acção e equivalem ao espaço físico que se pretende recriar em palco.

8.Verdadeiro.

9.Incompleta. E Lúdica ou de evasão.

Unknown disse...

1-Por norma, no texto dramático não existe um narrador que "conta a história", como no texto narrativo.
R: Verdadeira

2-No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, mas nunca monólogos de personagens.
R: Falsa, porque uma personagem falando consigo
mesma, expõe perante o publico os seus
pensamentos ou sentimentos

3-Os apartes devem ser ouvidos pelo público.
R: Verdadeiro

4– As didascálias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador.
R: Incompleta, porque é também para os actores e para o leitores

5- A divisão em cenas equivale à mudança de cenários.
R: Falso, porque equivale a mudança de personagens•
6- Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos.
R: Verdadeiro

7- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário.
R: Incompleta, porque o espaço cénico é caracterizado nas didascálias, onde surgem indicações sobre pormenores do cenário, efeitos de luz e som


8- Uma peça de teatro pode recriar uma situação que durou trinta anos, em apenas trinta minutos.
R: Verdadeiro

9- Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico ou didáctico.
R:

Vanessa Santos
Nº12
1º CEF

Unknown disse...

1-Verdadeira

2-Falsa. Porque as vezes há monólogos de personagens.

3- Falso. Porque os apartes nunca são ouvidos pelo público.

4- Incompleta. As didascálias destinam-se também ao Leitor e aos Actores.

5- Falso. A divisão em cenas equivale á mudança de personagens.

6- Verdadeira.

7- Verdadeiro

8- Verdadeira

9- Incompleta. Também pode ter intenções de Evasão



Catarina e Daniela

Unknown disse...

1. Verdadeiro

2. Falso, a personagem pode falar para sí mesmo, e expor os seus sentimentos.

3. Verdadeiro

4. Verdadeiro

5. Falso, equivale á mudança de personagens em cena.

6. Verdadeiro

7. Incompleto, constituidos pelos cenários em que se desenrrola a acção, equivalem ao espaço fisico que pretende recriar em palco

8. Verdadeiro

9.Incompleta. As intenções do dramaturgo são :
Moralizadora, Lúdica, Evasão, Critica e didáctica.

Unknown disse...

1-Por norma, no texto dramático não existe um narrador que "conta a história", como no texto narrativo.

-Verdadeira.


2- No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, mas nunca monólogos de personagens.

-Falsa, porque um monologo é uma personagem falando consigo mesma.

3- Os apartes devem ser ouvidos pelo público.

-Verdadeira.

4- As didascálias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador.

-Falsa, DIDASCÁLIAS, OU INDICAÇÕES CÉNICAS) DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES.

5- A divisão em cenas equivale à mudança de cenários.

-Falsa, A divisão em cenas equivale á mudança de personagens em cenas.

6- Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos.

-Verdadeira.

7- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário.

-Falsa, CONSTITUÍDO PELOS CENÁRIOS
ONDE SE DESENROLA A ACÇÃO E QUE EQUIVALEM AO ESPAÇO
FÍSICO QUE SE PRETENDE RECRIAR EM PALCO.


8- Uma peça de teatro pode recriar uma situação que durou trinta anos, em apenas trinta minutos.

-Verdadeira.

9- Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de
carácter moralizador, crítico ou didáctico.

-Falsa, QUANDO ESCREVE UMA PEÇA DE TEATRO, O DRAMATURGO PODE TER UMA INTENÇÃO.

Unknown disse...

1- Verdadeira.

2- Falsa, porque um monologo é uma personagem, falando consigo.
3- Verdadeiro.

4- Falsa, (OU DIDASCÁLIAS, OU INDICAÇÕES CÉNICAS) DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES.

5- Falsa,equivale à mudança de personagens em cenas.

6- Verdadeira.

7- Falsa, – CONSTITUÍDO PELOS CENÁRIOS
ONDE SE DESENROLA A ACÇÃO E QUE EQUIVALEM AO ESPAÇO
FÍSICO QUE SE PRETENDE RECRIAR EM PALCO

8- Verdadeira.

9- Falsa, QUANDO ESCREVE UMA PEÇA DE TEATRO, O DRAMATURGO PODE TER UMA INTENÇÃO.

Unknown disse...

1. Verdadeiro.

2. Falso. Uma personagem falando consigo própria pode espor perante o público os seu pensamentos e sentimentos.

3. Verdadeiro.

4. Verdadeiro.

5. Falso. A divisão de cena é equivalente á mudança de personagens em cena.

6. Verdadeiro.

7. Falso. O espaço é caracterizado nas didascálias, onde surgem indicações sobre pormenores do cenário, efeitos de luz e som.

8. Verdadeiro.

9.Incompleta. As intenções do dramaturgo são: Moralizadora, Lúdica, Evasão, Crítica e Didáctica.

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