Estrutura externa e estrutura interna d' Os Lusíadas

sexta-feira, 9 de abril de 2010
Leiam o texto curioso que se segue com as algumas informações sobre a Estrutura Externa d'Os Lusíadas.

Os Lusíadas em numerais

A obra Os Lusíadas, editada pela primeira vez em 1572, é uma sofisticada construção literária que impressiona qualquer estudioso. Vale a pena recordar que esta epopeia está dividida em 10 cantos e que, em média, cada canto é constituído por 110 estâncias (ou estrofes). O Canto mais longo é o Décimo, com 156 estâncias. Se tivermos em conta que cada estância tem 8 versos e que, no total, a obra tem 1102 estâncias, Camões escreveu afinal 8896 versos. Cada um destes versos tem 10 sílabas métricas (trata-se do chamado verso heróico). É importante notar que 773 estâncias das 1102 referidas, dizem respeito à acção principal (viagem da armada do Gama e intervenções dos deuses do Olimpo).


Visualizem agora esta apresentação elaborada por um professora de LP que vem complementar estas informações sobre a Estrutura Externa e acrescentar outras à Estrutura Interna da obra que vamos estudar.


Mapa de "organização" dos episódios e planos d'Os Lusíadas.

Para uma sistematização dos conteúdos até agora abordados, resolve este exercício de escolha múltipla (não te esqueças de deixar a tua pontuação numa caixa de comentário).

10 comentários:

Unknown disse...

A minha percentagem foi de 100 %.

Unknown disse...

Tive 80%.. Hehehe.. ;)

Tenho qe subir a nota pra um 3, no minimo..

Tenho-me esforcado.. =$

Unknown disse...

A minha pontuação foi de 60%

Ass: Tiago Bicho

Unknown disse...

Catarina e daniela


100%

Unknown disse...

A minha pontuação foi de 60%

Unknown disse...

tive 60% no exercicio de escolha multipla !!

^^,

Daniel Dias disse...

tive 70%

Daniel Freire

Unknown disse...

Tive 100%
Vanessa Santos

Daniel Mineiro disse...

eu tive 70%

Unknown disse...

A minha pontuação foi 100%

ASS: Ivo Mendes

Enviar um comentário