Proposição, Invocação e Dedicatória

terça-feira, 13 de abril de 2010

O meu nome é Luís Vaz de Camões, sou português e sou poeta. Há quem prefira o modo como canto o amor e me chame apenas «lírico» e quem se sinta mais emocionado e empolgado quando ponho em verso os feitos do meu povo e me classifique como «épico». Para vos dizer a verdade, não faço grande questão de ser uma coisa nem outra, porque aquilo que eu verdadeiramente sou é poeta, e um poeta é alguém que, combinando as palavras com as grandes emoções e com o incansável trabalho da memória, consegue relatar façanhas e sentimentos usando palavras belas, inesperadas e tocantes.

Os Lusíadas Narrados aos Jovens por José Jorge Letria, Oficina do Livro, 2009

Este é o texto de abertura do livro acima citado, uma versão adaptada da grande epopeia de Camões. É o texto que antecede a Proposição,à qual se segue a Invocação e a Dedicatória correspondentes aos três primeiros planos d'Os Lusíadas e que José J. Letria transcreve (excertos)para o seu livro. Procurem na barra lateral o link para o texto integral, oiçam e leiam essas estrofes e depois respondam ao questionário.

0 comentários:

Enviar um comentário